Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Clippers nos Açores

Fotografia publicada na página História dos Açores , no Facebook, a quem agradecemos.


A Vida a Bordo

O Yankee Clipper era enorme, para os parâmetros da época. Este corte dá uma boa ideia do ambiente que se vivia a bordo e da localização dos diferentes compartimentos.

Foynes Museum, Irlanda

O Foynes Flying Boat Museum, situado em Limerick, Irlanda, foi construído para celebrar a operação dos grandes Clippers da Pan American através do Oceano Atlântico durante os anos 40 do século XX.
Uma vez que todos os 12 Boeing 314 produzidos se perderam em acidentes e incidentes, o museu promoveu a construção de uma réplica (mock up) em tamanho natural de forma a dar a conhecer aos visitantes o ambiente que se vivia a bordo durante uma viagem transatlântica.
Aqui fica um pequeno exemplo do que por lá se pode ver.
Clique aqui para saber mais sobre o Foynes Flying Boat Museum


Radio Recall


Actualmente poucos se recordarão da carreira artística de Jane Froman, mesmo no seu país natal, os Estados Unidos. Porém, e como se comprova pelo excerto junto, a cantora que viajava no Yankee Clipper era mesmo uma figura de primeiríssimo plano na sua época e muito mais teria para dar ao mundo se não fossem os terríveis ferimentos que sofreu no acidente.


How good a singer was she? In the 1930s, impresario Billy Rose was once asked “who were the ten greatest singers?” He replied, “Jane Froman and nine others.” Jane is one on the few celebrities with 3 stars on the Hollywood Walk of Fame: one for radio; a second for TV and a third for her Capitol Record recordings.

Para ler o resto do texto clique aqui

Yankee Clipper, 1939

O Yankee Clipper, em 1939, quando iniciou a carreira transatlântica para Lisboa, via Horta.


Boeing 314 Yankee Clipper NC18603 1939

AirlineTV.net - Boeing 314 Yankee Clipper NC18603 1939

(Clique para ver o vídeo)