Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Revista Topos & Clássicos

Revista "Topos & Clássicos", Dezembro de 2012.
A notícia menciona um pequeno almoço, como é tradição na Ascari. Mas a apresentação decorrerá à tarde (1600), por esta vez e a título excepcional.


Jornal de Vila do Conde

Excerto da edição de hoje, 29 de novembro, do Jornal de Vila do Conde, cidade onde o autor passou a infância e juventude. No início do próximo ano haverá uma apresentação do Yankee Clipper na Biblioteca Municipal.


Comandante Cyrne de Castro

Imagens que mostram o Comandante Cyrne de Castro junto do Grumman G-21 que pilotou durante o seu tempo de serviço na Aviação Naval e, mais tarde, voando sobre Lisboa aos comandos do seu Curtiss "Helldiver" durante a visita do Presidente do Brasil, Café Filho, em 1955. 
Será este distinto Oficial de Marinha que nos dará a Honra de fazer a apresentação do livro "Na Rota do Yankee Clipper" no próximo dia 5, no Museu de Marinha.



O Yankee Clipper na Memória dos Exílios

A 22 de fevereiro de 2013 completam-se 70 anos sobre o acidente do Yankee Clipper no rio Tejo, no final de uma viagem em que ligava Nova Iorque e Lisboa. Para recordar o facto, a Câmara Municipal de Cascais irá promover uma série de intervenções que terão lugar no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, e que culminará com uma apresentação/debate sobre o livro "Na Rota do Yankee Clipper". A Agenda Cultural da C. M. C. para o referido período irá brevemente detalhar o programa para os dias 22 e 23 de fevereiro próximo.
O Estoril foi, durante a II Grande Guerra, um ponto de encontro privilegiado para espiões e informadores das potências em conflito, bem como local de refúgio de algumas famílias reais europeias. Naturalmente, a ficção do Yankee Clipper não podia deixar de passar por aqui.



Grumman G-44 Widgeon

Este Grumman G-44 Widgeon da Aviação Naval Portuguesa, que se encontra actualmente exposto no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, servirá de "fundo" à apresentação do livro "Na Rota do Yankee Clipper" que aí terá lugar no próximo dia 5 de dezembro, pelas 18 horas. O apresentador do livro, Comandante Cyrne de Castro, foi ele próprio piloto deste tipo de aeronave no início da sua brilhante carreira como Oficial de Marinha.
O personagem de ficção que narra a história do Yankee Clipper, Ernesto Sardinha, foi também ele piloto de Grumman e Oficial da Aviação Naval.


… e também no Porto!


"Aterrem em Portugal"

Referência ao lançamento do livro num dos blogues mais interessantes da actualidade sobre estas e muitas outras  matérias.
Veja aqui Aterrem em Portugal!



Lançamento do Livro

Venham todos ao Museu de Marinha, no dia 5 de Dezembro às 1800 horas. O Comandante Cyrne de Castro é um fantástico contador de histórias e a entrada é livre.







Os Clippers no Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo - Lisboa



Colaboração de Sandra Antunes, a quem agradeço.

O Projecto de Cabo Ruivo

Projecto do Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. O fim da guerra e a construção do aeroporto da Portela iriam mudar radicalmente a face do transporte aéreo em Portugal. Cabo Ruivo não seria mais que uma miragem e o projecto deixaria de fazer sentido.