Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Cockpit

Curioso diagrama com a descrição do cockpit do Boeing 314 , onde são assinalados os lugares dos vários tripulantes em serviço . As generosas dimensões do espaço ( 7 metros de comprimento , 3 de largura ) seriam impensáveis nos tempos que correm , por razões de ordem comercial , mas contribuiram na altura para tornar menos penosas as longuíssimas viagens dos "Clippers" . Para a tripulação e para os passageiros , que frequentemente eram autorizados a visitar esta parte do aparelho .

Posted by Picasa

Transporte de Correio

O transporte de correio tornou-se numa das principais fontes de financiamento das companhias de aviação e , nalguns casos , mais do que justificava a exploração de novas linhas . Lisboa , pela sua localização geográfica e pela neutralidade de Portugal durante a II Guerra Mundial , tornou-se num entreposto por onde transitava correio proveniente dos países beligerantes , com as evidentes vantagens financeiras que tal estatuto proporcionava .
Após o acidente do Yankee Clipper , em Fevereiro de 1943 , noventa e três sacos de correio foram retirados do rio Tejo , o que dá uma ideia da quantidade de correspondência transportada em cada viagem dos Boeing 314 .