Afinal , os Comissários de Bordo dos Clippers tinham ainda mais tarefas do que as muitas e difíceis já aqui enumeradas . Vejam só o que sobre eles diz o diário pessoal de um mecânico de voo dos Boeing 314 da Pan Am .
" Uma parte significativa da reputação da Pan Am era devida à qualidade do nosso serviço de bordo . No B314 , os comissários frequentemente escolhiam a comida , cozinhavam e serviam os pratos em mesas postas com toalhas de linho e dotadas com talheres de prata especialmente desenhados para estas circunstâncias . Nós , os mecânicos , tínhamos boas relações com eles porque éramos regularmente chamados a reparar avarias nas galleys ( cozinhas ) , desentupir os esgotos dos WC e tínhamos também a responsabilidade de manter uma temperatura agradável na cabina de passageiros . Os comissários eram sempre do sexo masculino , pelo menos até ao final da Segunda Guerra , e estavam preparados para colaborar com os mecânicos quando houvesse necessidade de mudar um motor , por exemplo . Tinham também a seu cargo toda a documentação de bordo e eram responsáveis pelas formalidades alfandegárias da tripulação , tendo por vezes necessidade de subornar alguns funcionários locais para acelerar todo o processo de entrada nalguns países . Uma vez que os comissários , devido às suas funções , tinham muitos conhecimentos em terra , a qualidade das estadias dos outros tripulantes numa cidade "de homens" como Lisboa , dependia do bom relacionamento que com eles pudessem ter . Conheciam toda a gente !"