Depois da sua heróica travessia a solo do Atlântico Norte , em 1927 , Charles Lindbergh transformou-se num herói nacional e passou a ser solicitado para apoiar e aconselhar toda a espécie de empresas associadas à aviação . A sua ligação com a Pan American durou 45 anos , tendo sido o principal conselheiro da companhia de aviação que Juan Trippe transformou na primeira transportadora global . Além de avaliar e estudar novos modelos de aviões , Lindbergh também se dedicou à prospecção de novas rotas , susceptíveis de exploração comercial .
Nessa condição , Anne e Charles Lindbergh fizeram uma série de viagens através do Mundo , tripulando um hidroavião Lockheed Sirius "Tingmissartoq", tendo percorrido a Europa e o Atlântico em 1933 , preparando a futura rota dos Clippers entre Nova Iorque e Lisboa , com continuação para Southhampton e Marselha . Foi numa dessas viagens exploratórias que o casal Lindbergh se tornou notícia do semanário "A Ordem" de 13/11/1933 , ao pousar no rio Minho devido ao nevoeiro . Curiosa a referência ao local onde se hospedaram , Valença .
Nos anos 90 , foi inaugurado um monumento no local do pouso , em Friestas , para celebrar o acontecimento . Trata-se de uma escultura de Alípio Nunes , que consiste numa estrutura de ferro montada numa pirâmide de granito .
O hidroavião Lockheed Sirius , na versão "Tingmissartoq" , utilizava um motor Wright Cyclone SR1820-F2 , cuja evolução daria origem aos motores utilizados mais tarde nos Boeing 314 "Clipper" , os Wright Cyclone 709C-14AC1 de 14 cilindros .
Nota - Agradeço ao meu amigo José Cunha a descoberta desta notícia de "A Ordem" , uma verdadeira preciosidade .