Há séculos que é conhecido que os ventos dominantes , no Atlântico Norte , "correm" de Oeste para Leste , ou seja , da América para a Europa , tornando-se mais intensos durante o Inverno . A título de exemplo , direi que com os aviões actuais (A330/340) a viagem Lisboa-Nova Iorque pode demorar uma hora e meia mais do que a viagem Nova Iorque-Lisboa , mas estes valores podem variar substancialmente para mais ou menos . Claro que este é apenas um exemplo ilustrativo , uma vez que os B314 e Airbus não são comparáveis , até porque enquanto os primeiros não voavam acima de 13 mil pés , os aviões actuais "frequentam" níveis de voo de 40 mil , onde as correntes de vento são muito mais intensas .
Assim , a partir de 1941 , foi necessário "descer" um pouco no mapa para fazer a viagem de regresso de forma a não comprometer a autonomia de voo , durante o Inverno . Os Clippers partiam de Lisboa em direcção a Bolama , na Guiné , donde navegavam "paralelamente" ao Equador até Trinidad , nas Caraíbas , seguindo para Porto Rico e , finalmente , Nova Iorque . Por vezes , era necessário fazer uma paragem intermédia na Bermuda , então colónia inglesa , para que as autoridades fizessem uma "inspecção de guerra" a passageiros e carga .
Nota - As manchas que se vêem na imagem , retirada hoje do Weather Channel , correspondem a formações meteorológicas , sendo as tempestades representadas a cor de laranja e a chuva a branco .