Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Jane Froman

Jane Froman era uma cantora de sucesso que vinha fazer uma tournée na Europa e que se viu envolvida no acidente do "Yankee Clipper" . Embora com graves ferimentos , acabou por sobreviver à tragédia , muito por causa da acção corajosa de um dos co-pilotos do hidravião , John Burns , com quem viria a casar em 1948 . Na altura do acidente , Jane Froman era casada com o cantor Donald Ross e trazia consigo uma banda de sete músicos, que servia de suporte às suas actuações .
Mas as marcas desse trágico dia de Fevereiro de 1943 iriam acompanhar a cantora por muitos anos ainda , quer através do imenso sofrimento provocado pelas vinte e cinco cirurgias que teve que suportar , quer através de outros dramas que iriam surgir mais tarde , ao ponto de ter sido produzido um filme sobre a sua vida , com o título de "With a Song in my Heart", com Susan Hayward na protagonista .
Em 1952 seria confrontada com uma nova tragédia pessoal quando John Burns , seu marido e então comandante da Pan Am , seria responsabilizado pela destruição do avião que pilotava , provocando a morte de 52 pessoas , em Porto Rico .