Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Uma Questão de Lemes

No dia 7 de Junho de 1939 , o piloto de testes Eddie Allen fez o primeiro voo experimental com um B314 , na altura dotado de apenas um plano vertival com leme de direcção , como se verifica na primeira das imagens junto . Logo após a descolagem , Eddie Allen verificou que o avião "não voltava" quando se accionava esta superfície de controle . Note-se que , nestes aviões , o controle direccional era realizado pelo leme e não pelos "ailerons" , como acontece actualmente . Para o Clipper poder regressar ao aeródromo foi necessário usar potência assimétrica nos motores , ou seja , para virar à esquerda houve que reduzir as rotações dos motores desse lado e enquanto os do lado direito ficavam a funcionar a um regime mais elevado , e vice versa .
Para tentar resolver este problema , o voo seguinte foi executado com um modelo que adoptou uma cauda dupla , dois planos verticais com lemes de direcção , mas os resultados também não foram encorajadores . Finalmente , foi encontrada a solução para os problemas direccionais do B314 com a adopção de três planos verticais , sendo um fixo ( o plano central ) e dois móveis ( os laterais , equipados com lemes de direcção ) . A juntar a tudo isto havia ainda um "leme de água" ( water rudder ) que era utilizado em manobras de baixa velocidade quando o aparelho estava a navegar .
Os comandos de voo eram exclusivamente mecânicos , nestes aviões , e era necessário exercer uma força muscular considerável para os actuar , apesar dos compensadores ( trim tabs) que eram utilizados para facilitar essa tarefa .