Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Revista "Flight" , 5 de Novembro de 1942

" ... a base de Cabo Ruivo , começada pela Pan American Airways em 1939 , nunca foi mais do que uma instalação provisória . Houve necessidade de improvisar e a PAA teve que aproveitar ao máximo o local oferecido , uma vez que a oferta era escassa e nenhum dos lugares possíveis reunia as condições ideais para este tipo de operação . A característica mais invulgar da base , tal como existe hoje , é o facto de não ter acessos fáceis a Lisboa , dado que se torna necessário usar uma estrada , frequentemente congestionada , que atravessa toda uma área industrial de consideráveis dimensões .
O governo português , através do Ministério das Obras Públicas , vai agora construir uma nova e mais funcinal base aero-marítima , no mesmo local , com especial atenção para a estabilização da margem do rio onde se espera um crescimento acelerado da referida zona industrial .
O projecto já está aprovado , embora ainda não se conheçam os detalhes , mas já existe uma verba considerável atribuída para esta obra .
Lisboa ficará assim marcada em letras grandes no mapa da aviação comercial da Europa porque , geográficamente , faz a ligação mais perfeita entre o Velho e o Novo Mundo e , quando a Paz voltar , Lisboa voltará a ser aquilo que foi há cerca de 200 anos atrás , ou seja , o entreposto do Sudoeste da Europa para o comércio com as Américas e África ".