Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

O Fim do Yankee Clipper

O calendário marca o dia 22 de Fevereiro de 1943 . A Europa vive a tragédia da II Guerra Mundial mas Portugal consegue manter uma política de neutralidade perante as potências beligerantes . Oliveira Salazar está no poder e mantém um jogo de equilíbrios precários em relação à guerra , enquanto procura estabilizar a situação financeira do País .
Em África começam a ver-se sinais de derrota junto das forças do Eixo estacionadas na Tunísia , o que abrirá caminho para o assalto a Itália e , por consequência , à queda de Mussolini . A partir de então , a queda do III Reich será apenas uma questão de tempo .
O Boeing 314 "Yankee Clipper" , com a matrícula NC 18603 , faz a ligação entre Nova Iorque e Marselha , com escalas na Horta e em Lisboa , e é comandado pelo piloto da Pan American R. O. D. Sullivan . O hidravião , que está prestes a completar 241 travessias do Atlântico , tem 39 pessoas a bordo , entre passageiros e tripulantes , e desce em círculos sobre Lisboa dirigindo-se para as águas do rio Tejo , próximo de Cabo Ruivo . A "amaragem" no Mar da Palha não deve colocar dificuldades de maior ao experiente aviador mas , na volta final , a ponta da asa esquerda mergulha nas águas frias do rio e faz com que o piloto perca o controle do aparelho . Segue-se uma explosão , o "Yankee Clipper" desintegra-se e em dez minutos irá afundar-se , levando consigo 24 vidas , naquele que será o primeiro grande acidente de uma das maiores companhias de aviação do Mundo , a Pan American . Haverá , porém , quinze sobreviventes e algumas histórias para contar .