Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

New York Times , 24 de Fevereiro de 1943

... " Continuam desaparecidas vinte pessoas , que se julga estarem presas na carcaça do Clipper ou então terão sido levadas pela corrente do Tejo . Os destroços do avião ficaram à vista durante a maré baixa , com as duas partes principais separadas por centenas de metros . Uma parte do cockpit veio à tona durante a tarde .
O Comandante R.O.D. Sullivan , responsável pelo hidroavião e um veterano de travessias transatlânticas , que está internado no hospital , não encontrou uma explicação para o acidente .
O Clipper mergulhou subitamente na água quando se preparava para pousar e afundou-se em questão de segundos . O ar estava saturado de electricidade , disseram responsáveis locais , mas o vento era fraco e práticamente não chovia , no momento em que tudo aconteceu .
A forte corrente prejudicou a busca inicial e um corpo não identificado deu à costa em Paço de Arcos , doze quilómetros a jusante de Cabo Ruivo .
Dois sacos de correio foram encontrados pela polícia marítima e uma mala diplomática estava a ser cuidadosamente procurada . Segundo outra informação , uma mala de couro vazia , com as iniciais "J.R." , foi encontrada em Cacilhas e tinha sinais de ter sido forçada e o seu conteúdo roubado .
O presidente Oscar Carmona e o Primeiro Ministro Salazar enviaram os respectivos secretários a visitar os sobreviventes nos hospitais , oferecendo a sua simpatia e toda a assistência possível .

Entre os desaparecidos contam-se o escritor Ben Robertson e o correspondente de guerra Frank Cuhel , na imagem ."