Blogue do livro "Na Rota do Yankee Clipper" - de José Correia Guedes @ Chiado Editora, Lisboa. Dezembro de 2012.

Kenny , foi ali o acidente !

Numa noite quente de Julho de 1999, o local onde foi o Aeroporto de Cabo Ruivo, chamado agora Doca do Parque das Nações, foi palco dum concerto de “Toots” Thilemans, em harmónica , e Kenny Werner no piano. Um duo que nessa noite não demorou muito, pois “Toots” tinha comido seis pratos de feijoada brasileira e ao terceiro tema disse que Kenny ia interpretar um tema a solo, retirando-se para os camarins.
Kenny tocou quatro temas sozinho, entre eles, “With a Song in My Heart”, até saber que Thielemans não voltaria ao palco, por indisposição gástrica. Entretanto já o 112 tinha passado para os camarins para assistir o “queixoso” belga.
Werner tocou mais dois temas e o concerto acabou em “melodia interrompida”, mas sem perder nenhuma qualidade.
Dirigi-me aos camarins, com o produtor Paulo Gil, para falar com os músicos e saber como estava o doente, que se passeava com toalhas enroladas ao pescoço e queixando-se amargamente das asneiras gastronómicas que tinha feito.
Mas não foi só isso que me levou ao “backstage”, eu quis dizer a Kenny Werner que o palco se situava na doca que fora o Aeroporto de Cabo Ruivo e da ligação do tema “With a Song In My Heart”, com os Clippers da Pan American, que aí amaravam.
Contei-lhe a história do acidente de Fevereiro de 1943, da presença entre os feridos da cantora Jane Froman e do filme “With a Song in my Heart”, interpretado por Susan Hayward. Falei-lhe também do tema “I Will Walk Alone”, relativo à luta de Froman para sair da cadeira de rodas e apontando para as águas negras do rio à noite, disse-lhe: “Kenny, it was there, the crash” (Kenny foi ali o acidente)
Passado um ano Kenny Werner voltou a estar entre nós, para tocar em Setúbal e no Hot Club, em Lisboa.
Na primeira noite dos dois concertos no Hot, Kenny dedicou-me “With A Song In My Heart”, e lá me fez vir as lágrimas aos olhos…


António Rúbio
Nota do editor : Na barra lateral estão agora disponíveis vídeos do YouTube com a música do filme .